terça-feira, 15 de maio de 2012

Plantas do meu jardim

Olá Pessoal,

Já faz um tempinho que não atualizo o blog e quero evitar que isso aconteça novamente.
Não podemos deixar que a correria do dia a dia, tire o tempo precioso para que a gente  faça aquilo que realmente nos dá prazer. Nesse post vou apresentar algumas plantas que já fazem parte do jardim. 

Vou começar pelo Ficus que ganhei do vizinho e que estava quase morrendo. Foto anterior. A planta estava com a tal da "lacerdinha", com as folhas enroladas e cheias de pontinhos pretos. Com um algodão embebido em água e alcool limpei folha por folha e retirei as que já estavam doentes. Ela deu uma bela revigorada. 



A foto abaixo é de palmeira Rafia que comprei em um pequeno vasinho e plantei no canteiro próximo à varanda. Já cresceu bastante.



A seguir a mudinha de maracujá. Plantei as sementes da espécie redondo amarelo no dia 09 de abril e após mais ou menos 15 dias começaram a germinar. Não utilizei a sementeira, plantei algumas sementes direto na terra e outras em potes de água reutilizados.


Abaixo o vasinho de Buxinho que comprei no mercado, trouxe dois. Estou pensando em tirar do vaso e colocar no chão. Ainda não defini o local, por enquanto vão ficar onde estão...


Abaixo a minha experiência com as semetinhas de envelopes. Comprei alguns deles e como não tenho muita noção, resolvi fazer alguns testes. Nessa foto estão plantadas sementes de maracujá (o mesmo da foto anterior), mamão papaya, pimentas dedo de moça e jalapeno. Todas foram plantadas no dia 09 de abril.


Agora, a minha maior preocupação. O sansão do campo. 
As mudinhas parecem que não estão se desenvolvendo, essa é a minha impressão. Comprei 500 gramas de sementes e segui todas as orientações do produtor. A minha intenção é cobrir o muro que deve ter mais ou menos 2,5 metros. Se não vingarem, terei que pensar em outra alternativa..


Essa foto é do canteiro oposto ao muro onde está o sansão do campo. Ambos com 14 metros de comprimento e 30 cm de largura. Deste lado plantei 45 mudas de unha de gato e semeei grama PHD, a grama germinou em 4 dias e cresceu muito rapidamente. Gostei bastante do resultado.


Esse é outro Ficus que ganhei do vizinho. Ele estava bastante judiado e com o mesmo problema da lacerdinha. Resolvi tratá-lo e plantei na calçada em frente de casa. Parece que ele está se recuperando bem.


Os meus bonsais. 
Um é de jabuticabeira e o outro eu não sei a espécie. Notem que uma das plantinhas secou completamente, era bem verdinha quando ganhei. 


Pra encerrar o post a rainha do jardim, a grama esmeralda.
Comprei 100 metros em placas e depois de mais de um mês do plantio, acho que ela está indo bem.. Agora preciso saber como farei a manutenção. Será que preciso fazer uma adubação de forração ou aplicar algum fertilizante? Alguém me ajuda?


5 comentários:

  1. oi Branca, estava vendo as fotos e sem querer me intrometer gostaria de dar algumas sugestões. Como você tem uma camada de terra relativamente rasa algumas plantas terão mais dificuldade em se desenvolver, o caso do sansão eu acho que você tem que ter um pouco mais de paciência, quando as mudinhas estiverem com 10 a 15 cm separe as mais vigorosas e plante com um espaçamento o dobro do recomendado, você não precisa de uma cerca certo? Então mantenha elas mais esparsadas para que as raízes não tenham que competir tanto por espaço, as mudas que sobrarem você pode distribuir para os amigos. O ficus que você plantou na calçada pode ser um problema, suas raízes são agressivas, aumente o canteiro onde ele está assim as raízes terão mais espaço e não vão quebrar sua calçada. Os bonsais são um capítulo a parte, a jabuticabeira gosta de sol ok, quanto mais melhor, mantenha sempre a umidade e adicione um adubo líquido (NPK) a cada 20 dias de preferencia com porcentagem maior de P, a outra planta tente cortar os galhos secos, me mande uma foto dela (meu email flv964@yahoo.com.br)identificando a planta a gente pode achar a causa do problema.
    Bom já falei demais, abraços e continue apostando no projeto.

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Agradeço imensamente pela colaboração. Todas as ideias e sugestões são sempre bem vindas.

      Assim que possível enviarei a foto por email.


      Um abraço!
      Branca Fonseca

      Excluir
  2. Oi Branca
    Parabéns pelo trabalho, seu jardim vai ficando bonito e bem cuidado a cada dia.
    Quanto aos bonsais, acho que um deles é uma Serissa (precisaria ver em foto maior para ter certeza) e o outro que secou não consegui identificar bem, mas se ele é um cipestre/pinheiro eles gostam de sol direto nas folhas e as regas devem ser regulares, sempre observando o substrato para que não seque e também para que não fique encharcado. Veja este site sobre como cuidar de bonsai ( http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados.htm )
    Sobre as sementes uma ideia legal é fazer a germinação em copinhos de papel, porque assim você não perde as plantas na hora do plantio definitivo. Veja a dica no site do jardineiro.net ( http://espelho1.jardineiro.net/blog/jardinagem/producao-de-mudas-em-copinho-de-papel/ )
    ( http://www.jardineiro.net/br/artigos/plantio_sementes.php )
    No mais desejo muito sucesso com seu jardim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Suyane,

    Obrigada pelas dicas.
    Aos poucos vou conseguindo me familiarizar com as plantinhas. Ainda não fiz um planejamento de como ficará o jardim, por enquanto vou cuidando da grama e dos canteiros...

    Beijo grande...

    ResponderExcluir
  4. Branca, estou adorando as imagens. No entanto, me sinto na obrigação de advertir: talvez plantar o fícus na calçada não tenha sido uma boa ideia. As raízes são extremamente vigorosas e podem prejudicar as calçadas, tubulações, etc. Veja esses links:
    http://www.anavilhana.com.br/blog/2008/12/ficus-benjamina-ele-e-um-perigo/
    http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2008/11/07/plante-muitas-arvores-mas-nunca-o-ficus-na-cidade/
    http://blogdepaisagismo.lopes.com.br/2008/07/rvores-em-caladas-dicas-para-no-errar.html

    Espero que possa ter ajudado. Boa sorte na sua empreitada!

    ResponderExcluir

 
;